Romantismo


''A Liberdade Guiando o Povo'' de Eugène Delacroix. Pintura do século XIX.

 O Romantismo é um movimento literário e estético que surge na Alemanha do século XVIII, se propagando pela Europa e logo depois para o mundo.
 Mais do que apenas um movimento, o Romantismo representa um modo de pensar, enxergar e compreender o mundo. Reflete uma atitude de espírito, que implicou em uma série de transformações nas artes, ciências, filosofia, costumes sociais, moral etc. Até hoje o romance faz parte da nossa cultura, sendo muito aclamado e comum no nosso dia a dia; seja em filmes, seriados, novelas, música ou outras formas de entretenimento.
 A imagem acima retrata a Revolução Francesa, importante para a ascensão e surgimento do romantismo na França.

Características do Romantismo

 Liberdade Formal: Para falar de sentimentos não dá para seguir regras. A liberdade de expressão consolida-se como liberdade artística.
 Individualismo e Subjetivismo: O homem é a medida de todas as coisas, na sua intensidade e complexidade. Tudo pode ser explicado na visão individual.
 Egocentrismo: O ''eu'' é o centro do universo. O romântico supervaloriza a si mesmo, seja como melancólico, oprimido ou gênio.
 Sentimentalismo: Valorização dos sentimentos como tristeza, melancolia, tédio. A morte é a maior das redenções.
 Idealização do amor e da pessoa amada: O amor é profundo e intenso. Inflado pela imaginação, o amor se torna idealizado.
 Nacionalismo: Exaltação da pátria e a nacionalidade. Idealização e valorização da história do país.
 Exaltação da Natureza: A natureza não corrompida pelo homem torna-se seu confidente e reflexo do sentimento do próprio homem.
Retorno ao Passado: Os tempos eram melhores. O homem tem saudades da infância e o passado do seu país guarda os momentos mais puros.
 Aceitação do Sobrenatural e Misterioso: É a consolidação do embate da imaginação e sentimentos contra a razão.


Fontes

Apostila Universitário. Literatura. ''Literatura Luso-brasileira: Romantismo em Portugal''. Módulo 5.

Publicado por Fernanda Bogue


Compartilhe isso:

Comentários

0 comentários:

Postar um comentário