Romantismo Brasileiro na Arte

O Último Tamoio. Mostra o último sobrevivente da nação tamoia, massacrado pelo colonizador. É uma pintura indianista.

A Pintura Romântica no Brasil

 Quando se pensa na pintura romântica logo pensamos nas artes francesas e inglesas, porém as pinturas românticas no Brasil também possuiram uma grande importância, se tornando a principal expressão das artes plásticas no país na segunda metade do século XIX, coincidindo com o período do Segundo Reinado. Trouxe carga neoclássica e logo se mesclou com o Realismo e Simbolismo.
 Girou principalmente em torno do movimento nacionalista orquestado pelo Dom Pedro I, ciente dos problemas de falta de unidade cultural em um país vasto e estava interessado em apresentar para o mundo a imagem de um Brasil progressista e civilizado. Ou seja, idealizado. 
Esse nacionalismo mostrou-se nas pinturas a reconstrução de eventos históricos importantes como a Independência do Brasil.
Independência ou Morte, Pedro Américo, M. Paulista, 1888.

Natureza
 Retrato da natureza, como sendo bela e um símbolo do Brasil. Como se mostra na ''Canção de Exílio'' exaltando o país com a natureza mais bonita, mostrando todo o encanto do Brasil, citando as palmeiras e o sabiá. E também o Hino do Brasil que é um exemplo claro de exaltação à natureza.

Vista do Rio de Janeiro, Hagedorn, M. C Maya, Rio.

Herói
A busca por um herói nacional Mostra-se um herói desbravando florestas e vencendo perigos. Além de índios, também foram retratados negros.

Os Bandeirantes, Henrique Bernadelli.

Religiosidade
 O catolicismo era a religião do império, porém era livre o culto à outras religiões. A maçonaria também era apresentada - por enumerosas pessoas de Elite pertencerem a ela -; as religiões africanas foram esquecidas.

Rabequista Árabe, Pedro Américo, 1884.
Indianismo
 O índio era idealizado como o puro, o herói nacional. Além de estar claramente presente na literatura (em sua primeira geração) e obras clássicas como Iracema, está também claro na pintura (que mostra um retrato da cultura e ideias de um povo).

O Último Tamoio, Rodolfo Amoedo.
Como mostra a imagem do começo da postagem. O colono como o antagonismo e o índio como o herói e símbolo da nação, morto pelos colonos.

A Sensualidade da Mulher
 Como uma das características românticas, mostra a idealização da mulher. Sua beleza e sensualidade.

Marabá, Rodolfo Amoedo, 1882.
 Conclui-se que o romantismo no Brasil é um reflexo de todo o contexto histórico que se passava no país e também era muito diversificado, não apenas em músicas e obras literárias, mas também em pinturas que contribuiram para a cultura brasileira e foram muito importantes para representar o momento que estava vivenciando no período da família real no Brasil e a independência. Além da clara busca por uma identidade nacional e o nacionalismo porém outros assuntos românticos também foram abordados como a mulher e a fé.

Postado por Fernanda Bogue

Referências
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pintura_do_Romantismo_brasileiro
http://www.brasilartesenciclopedias.com.br/mobile/temas/romantismo_na_pintura_brasileira.html

Compartilhe isso:

Comentários

4 comentários: