Presença do Romantismo na Atualidade

·         No Brasil



O Romantismo assumiu em nossa literatura um significado secundário, de um movimento anticolonialista e anti lusitano, de rejeição à literatura produzida na época colonial, aos modelos culturais portugueses. Por isso a primeira geração romântica tinha a preocupação de garantir uma identidade nacional que nos separassem de Portugal, buscam no passado histórico elementos de origem nacional.


·         Primeira Geração - Nacionalista ou Indianista. 

Características: Exaltação da natureza, excesso de sentimentalismo, amor indianista, ufanismo (exaltação da pátria). 


A Copa do Mundo, que aconteceu no Brasil em 2014, foi um grande exemplo de exaltação a pátria. Todos os jogadores obrigatoriamente devem cantar, antes do jogo, o hino nacional do seu País. Não só nas Copas, mas em todos os eventos esportivos como os jogos Pan Americanos (que ocorreu em Guadalajara a pouco tempo), as Olimpíadas, entre outros.

·         Segunda Geração - Ultra Romântica ou Mal do Século

A Segunda Geração Romântica é caracterizada por morte, tristeza, entre outros males. Tudo isso pode ser encontrado facilmente no meio “Gótico”.  Pessoas que movidas por tais situações, acabam isolando-se da sociedade e passam a viver em pequenos grupos com o objetivo apenas de “compartilhar” as dores e sofrimento

Outra característica interessante da 2ª Geração é a idealização da mulher e o sentimentalismo.
A novela das nove “Fina Estampa – Rede Globo” fez uma exaltação a personagem Pereira (interpretada por Lilia Cabral).



“Para sobreviver e criar seus meninos, Pereira passou a fazer uma das únicas tarefas que havia aprendido fora do serviço doméstico: mecânica. Griselda conserta de tudo um pouco, desde trocar pneus a mexer com eletricidade, ou reparos em eletrodomésticos, fazendo pequenos serviços de casa em casa, sempre usando um macacão de oficina. É conhecida como ‘Marido de Aluguel’ ou ‘Pereirão’ por seus serviços.”

Esta visão traz característica de exaltação a mulher e o amor a seus filhos e ao trabalho.

·         Terceira Geração – Condoreira

É marcada por poemas lírico-amorosos, onde a mulher é apresentada de forma concreta, real, tocável, onde a relação sexual acontece, e a atmosfera divinal que envolve a mulher na 2ª geração é substituída por uma atmosfera sensual. Além disso, na 3ª geração ocorre um forte traço social, os poetas dessa geração se preocupam em denunciar a escravidão e qualquer outra forma de barbárie contra os seres humanos em seus poemas, normalmente esses autores defendiam políticas abolicionistas.

“Raquel (Deborah Secco) era uma jovem da classe média paulistana, que estudava num colégio tradicional da cidade. Um dia ela tomou uma decisão surpreendente: virar garota de programa. Com o codinome de Bruna Surfistinha, Raquel viveu diversas experiências “profissionais” e ganhou destaque nacional ao contar suas aventuras sexuais e afetivas num blog, que depois acabou virando um livro e tornou-se um best seller.”
“Ousado, sem ser explícito. Trata o difícil tema da vida de uma garota de programa, do deslumbramento à queda.”
O filme “Bruna Surfistinha” retrata a mulher como ser sensual, tocável e onde relações sexuais acontecem com frequência.

Postado por Adélia Ferreira 

Fonte
http://iteeli2013.blogspot.com.br/2013/05/presenca-do-romantismo-na-atualidade.html

Compartilhe isso:

Comentários

1 comentários: