Efeito Werther e Os 13 Porquês
A nova série da Netflix, Os 13 Porquês, estreou dia 31 de março. Confira a sinopse:
Baseada no best-seller de Jay Asher, a série original Netflix 13 Reasons Why acompanha Clay Jensen que, ao voltar da escola, encontra uma caixa misteriosa com seu nome na porta de casa. Dentro dela, ele encontra fitas-cassetes gravadas por Hanna Baker - sua colega de classe e paixão secreta - que cometera suicídio duas semanas antes. Nas fitas, Hanna explica as treze razões que a levaram à decisão de acabar com a própria vida. Será que Clay foi uma delas?
A série que fala sobre bullying, suícidio juvenil, depressão e outros assuntos delicados como estupro e assédio, fez muito sucesso pela internet, levantando as questões apresentadas no seriado, principalmente o suícidio e o bullying. As opiniões se divergem sobre como essas questões são apresentadas na trama: alguns alegam que o seriado fizeram-nas refletir sobre o que dizem para as pessoas podem afetá-las, mesmo que não se tenha a intenção; que os ajudou a dar uma segunda chance a si mesmo e procurar ajuda. Outros comentam que a série pode ser perigosa para quem tem tendências suicidas e depressão, assim como a cena de suícidio da Hannah ter sido bem explícita.
O assunto sobre suicídio e depressão ainda são tabus na sociedade, e o tema precisa ser comentado para maior entendimento sobre o assunto, fazer com que as pessoas não tenham vergonha e possam pedir ajuda. Como a própria série diz: ninguém sabe o que se passa na cabeça de outra pessoa e não cabe julgá-la, não pode-se dizer que uma pessoa é ''fraca'' por ter encontrado o suicídio como a única opção. Estas pessoas precisam pedir ajuda, elas precisam entender que são importantes, que sempre há alguma alternativa para melhora, por mais difícil que pareça. Não é uma série ou um jogo que vai levar a pessoa ao suicídio, é uma bolha de coisas que se acumulam, a depressão mata, e é uma doença como qualquer outra e deve-se tratada.
A forma que foi retratada na estória foi bem controverso. Alguns psicólogos comentam que o assunto poderia ser representado com mais sensibilidade e outros recomendando que pessoas com depressão vejam. Penso que é divergente, depende-se como de cada um vai encarar a série, sendo que não pode-se culpá-la pelo suicídio, mas algumas pessoas - que já possuem essas tendências suicidas - podem se inspirar e cometer finalmente o ato. Isto cabe citar o Efeito Werther, que está sendo comentado nos últimos dias.
Efeito Werther é um comportamento de gatilho para suicídios por influência de algo da mídia. Como obras de ficção ou morte de celebridades como no caso de Kurt Cobain e Marilyn Monroe. O nome se dá devido ao romance O Sofrimento do Jovem Werther, do autor alemão Goethe:
A história é sobre Werther, um jovem marcado por uma paixão profunda e tempestuosa. Ele é correspondido no amor, porém tem a impossibilidade de consumá-lo, pois Charlotte, seu amor, foi prometida a outro homem. A sua vida não teria mais sentido sem Charlotte, que no fim encontra a morte como sua única saída.
Este livro em questão acarretou uma onda de suícidios pela Europa.
Por fim, a série ainda irá causar várias discussões e opiniões divergentes sobre o assunto: Se é sensível ou não para pessoas com tendências suicidas, que isso pode acarretar uma inspiração para o suícidio. A questão é: prestar atenção a nossa volta. Seja no colega de classe, conhecido, o seu amigo ou seu filho.
Não culpe as redes sociais ou a internet pelo o que está acontecendo com ele. Sim, é importante que preste atenção em seu filho, porém este não é o único motivo. Se for um pai ou uma mãe, por favor, não coloque a culpa em um seriado ou em um ''jogo do suícidio''. Não é um jogo e nem um seriado que vai fazer com que seu filho se mate e sim o que está na cabeça dele. Alguém que está saudável mentalmente não irá entrar neste jogo por livre espontanea vontade. Se seu filho possui um comportamento diferente, está sendo muito pessimista sobre si mesmo e o futuro, criem um ambiente confortável para seu filho em casa, para que possa conversar com vocês sobre tudo e leve-no para um psicólogo, ele precisa de ajuda. Terapias - seja por psicanálise, psiquiatra ou psicólogo - são boas para todo mundo, não é só para ''loucos'' como muito julgam. Todos precisam conversar e todos tem problemas. Depressão é incapacitante e séria, é uma doença como qualquer outra, assim como uma gripe deve ser tratada. Caso seja alguém que precisa de ajuda, por favor, não exite em pedir. Caso não possua um diálogo aberto ou possível com seus pais pode-se ligar para o Centro de Valorização da Vida: 141, que alguém irá te atender e lhe ajudar. Desabafe para o amigo em que confia, fale para um psicólogo da escola - caso tiver -, faça qualquer coisa para se ajudar. Você é importante. Não fique calado.
Links importantes para os pais: https://www.youtube.com/watch?v=qKQQKWwKLTo
http://mundoconectado.net/bem-estar/saude/depressao-na-adolescencia-sintomas-e-cuidados/
http://g1.globo.com/bemestar/blog/doutora-ana-responde/post/suicidio-em-adolescentes-e-adultos-jovens-esta-aumentando-no-brasil-quais-seriam-razoes.html
http://blogs.ne10.uol.com.br/casasaudavel/2017/04/09/depressao-na-infancia-e-na-adolescencia-como-lidar-psiquiatra-esclarece-duvidas/
http://noticias.r7.com/distrito-federal/jornal-de-brasilia/depressao-adolescente-nao-e-drama-e-voce-pode-sim-ajudar-22042017?PageSpeed=noscript
Referências
http://homoliteratus.com/maldicao-goethiana-jovem-werther-suicidio-na-literatura/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Os_Sofrimentos_do_Jovem_Werther
Postado por Fernanda Bogue
Gostei!! Interessante. É importante que as pessoas saibam e espalhem essas informações para que não caiam na ignorância e possam ajudar o próximo.
ResponderExcluirTemos que repassar essas informações ao invés de tratar depressão como algo banal e colocar a culpa em um jogo. Adorei a publicação!
ResponderExcluirResumido e detalhado, MT bom,adorei.
ResponderExcluir