Novalis

                 
Georg Philipp Friedrich von Hardenberg (Novalis)

 Friedrich Leopold, barão de Hardenberg, mais conhecido pelo pseudônimo Novalis, nasceu no ano de 1772, e faleceu em 1801. Romancista e poeta alemão que teve enorme influência na escola romântica de seu país. Seus poemas, coletados em Blürensaub (Pólen) e Glauben and Liebe (Fé e Amor), oferecem uma representação alegórica do mundo através da união de poesia, filosofia e ciência. Ficou conhecido por seu romance mítico, Heinrich von Ofterdingen, no qual o personagem-título sai em busca da “flor azul”, famoso símbolo da nostalgia romântica.
Vence a Tua inércia!
 O destino que nos oprime é a inércia do nosso espírito. Através do alargamento e formação da nossa atividade transmutamo-nos, nós próprios, em Destino.
 Tudo parece fluir para nós vindo do exterior, porque nós não fluímos para o exterior. Somos negativos, apenas, porque o queremos - quanto mais positivos nos tornarmos, mais negativo será o mundo à nossa volta - até que, por fim, já não haverá negação e nós seremos tudo em tudo.
Deus quer deuses.
 Se o nosso corpo, em si mesmo, não é senão um centro de ação comum dos nossos sentidos - se nós possuímos o domínio dos nossos sentidos - se os podemos fazer agir à vontade - se os podemos centrar em comunidade, então não depende senão de nós o darmos a nós próprios o corpo que queremos.
 Sim, se os nossos sentidos não são senão modificações do órgão pensante - do elemento absoluto - então poderemos, também, pela dominação deste elemento, modificar e dirigir, como nos agradar, os nossos sentidos.

Friedrich von Novalis, in "Fragmentos" 

Fonte: http://www.citador.pt/textos/vence-a-tua-inercia-friedrich-von-hardenberg-novalis
http://www.ahistoria.com.br/biografia-de-novalis-resumo/

Postado por Graziele Santos 



Compartilhe isso:

Comentários

1 comentários: