O Romantismo Francês Atual


O romantismo francês, foi perdendo sua essência com o surgimento de novos movimentos românticos, mas é claro que sempre tem aqueles que se sobressaem por cima dos outros. Shakespeare foi um deles, sendo um marcante escritor de sua época porem sua fama se veio perto do século XIX.

Mas... e na atualidade? O que o romantismo francês vem produzindo na atualidade?
Embora pareça grande, o leque de títulos de filmes franceses de romance é um tanto tímido. Em comparação ao de comédias, por exemplo, a diferença é significativa.
Exceto por um ou outro, os romances contemporâneos caminham de modo discreto pelas telonas francesas. Algumas obras, porém, merecem não apenas atenção, mas também aplausos.

Ferrugem e Osso


Mais um grande trabalho do diretor Jacques Audiard, o romance traz dois personagens em momentos extremos: um boxeador desempregado (Matthias Schoenaerts) que precisa cuidar do filho de 5 anos, e uma treinadora de baleias (Marion Cotillard) que sofre um grave acidente. Os dois se envolvem em uma relação ardorosa, eu um momento de desespero. Mais do que um romance, o filme é uma construção sólida – e até original – de dois personagens interessantes, que ganharam vida por meio de impecáveis atuações.

A Via de outra mulher


Baseado no livro homônimo, este romance estrelado por Juliette Binoche merece uma chance. É a história de uma mulher que começa o dia acreditando ter 30 anos, mas, na verdade, perdeu uma década de sua vida. O interessante mesmo é o incidente: quando a protagonista acorda, ela estava no início caloroso de seu romance, que agora já está prestes a terminar. O discurso final é memorável – principalmente, por conta do talento da atriz.

Amor em 5 tempos











O diretor François Ozon sempre foi responsável por grandes obras. Em 2004, emplacou este ótimo romance sobre a dor causado pelo divórcio. Dividido em cinco fases da relação entre um casal (Valeria Bruni Tedeschi, ótima, e Stéphane Freiss), o filme é o retrato de uma separação gradativa – e, justamente por isso, ainda mais dolorosa. Intenso e composto por cenas fortes, um título mais do que recomendado para o espectador fã de filmes reflexivos.

Claro que não vou fazer uma lista recomendando dezenas de filmes para assistir, até porque a graça é procurar o filme bom. Provavelmente vocês leitores já viram algum filme francês e provavelmente não sabia, ou talvez sabia não sei, mas isso não vem ao caso, o importante é que você sinta o romance francês pelo filme que preferir.

Aluno : Danilo Miranda nº6
Fonte:http://filmesfranceses.com.br/2015/08/25/filmes-franceses-de-romance/ 

Compartilhe isso:

Comentários

0 comentários:

Postar um comentário