Moulin Rouge
Moulin Rouge é um filme de 2001, um romance musical.
Sinopse: Christian (Ewan McGregor) é um jovem escritor que possui um dom para a poesia e que enfrenta seu pai para poder se mudar para o bairro boêmio de Montmartre, em Paris. Lá ele recebe o apoio de Henri de Toulouse-Latrec (John Leguizamo), que o ajuda a participar da vida social e cultural do local, que gira em torno do Moulin Rouge, uma boate que possui um mundo próprio de sexo, drogas, adrenalina e Can-Can. Ao visitar o local, Christian logo se apaixona por Satine (Nicole Kidman), a mais bela cortesã de Paris e estrela maior do Moulin Rouge.
O filme é uma grande homenagem ao romantismo, um perfeito exemplo. A história se passa em Paris do século XIX, em plena ascensão do romantismo, em período Ultrarromântico (segunda geração), assim passando todo esse espírito para o enredo e aos personagens. É toda construída no estilo da época.
Enredo
Um poeta pobre, Christian, busca na vida boemia inspiração para escrever sobre o amor, algo que nunca sentiu antes; nunca amou ninguém. Enfrentando o seu pai, vai para Paris e se rende a vida que sempre quisera levar: bebidas, drogas e degradação moral, em busca de produzir o que retrate o amor, assim ele procura a Moulin Rouge, um famoso cabaré da cidade. Inesperadamente, encontra-se com Satine uma cortesã de luxo (acompanhante), que disputa olhares com vários homens que a requisitam. A primeira vista o poeta se apaixona pela moça e deixa isto claro, Satine se apaixona por ele ao ouvir uma de suas poesias. Porém, há obstáculos para concretização do amor dos dois, a cortesã está prometida a outro homem, um rico conde, assim sendo obrigada a escolher o seu verdadeiro amor ou escolher o conforto de viver com um homem rico. O amor se sobressai, assim Christian e Satine vivem um amor proibido e intenso. Christian, ao se render a esse amor, teve que viver no mesmo ambiente que a moça: decadente e imoral, perdendo a sua ingenuidade inicial - onde só buscava o amor como inspiração - e acaba vivendo a realidade sombria e obscura, assim tenta mudar a vida de Satine, fazer com que desista dos pecados da carne. Vivendo o verdadeiro amor, mesmo sendo proibido, acaba tendo um final trágico - o filme já começa com a morta da moça -, Santine morre de tuberculose.
É o verdadeiro ultrarrômantico; a redenção de tudo para o amor e por fim, a trágica e inevitável morte. Além de retratar muito bem os ideias e o espírito das pessoas naquele período.
Referências
https://poltronasopostas.wordpress.com/2013/05/21/moulin-rouge-amor-em-vermelho-uma-grande-homenagem-ao-romantismo/
http://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia-130553/
http://bloguinefilo.blogspot.com.br/2009/03/moulin-rouge-amor-em-vermelho-moulin.html
Por Camilla Peres
0 comentários:
Postar um comentário